COMO DESCANSAR O CORPO NA HORA DE DORMIR

A hora de dormir deve ser um tempo de descanso - o corpo cansado do dia-a-dia repousa sobre uma cama confortável e acorda no dia seguinte renovado. Mas nem sempre isto acontece... e acordar cansado ou com dores é sinal de que algo errado está acontecendo! Muitas coisas devem ser consideradas para esta hora do sono ser realmente um tempo de descanso.

Comecemos pelo colchão: há quanto tempo você dorme sobre o seu? Um ano, cinco, trinta? Os colchões são feitos de materiais maleáveis, como a espuma, que cedem com o peso do corpo, depois voltam à sua forma. Entretanto, com o peso do corpo sobre o colchão por oito ou mais horas diárias, existe um desgaste do material, que vai deformando. O resultado é uma noite mal dormida, com o corpo mal posicionado, e a pessoa acorda com o corpo cansado e dolorido. A coluna vertebral é quem mais costuma sofrer com um colchão inadequado. Especialistas recomendam trocar o colchão sempre que este estiver deformado e incapaz de proporcionar uma posição correta. Escolha a sua densidade conforme peso e altura. O colchão não deve ser mole nem duro, mas firme. Veja o seu colchão ideal na tabela abaixo. Para aumentar sua durabilidade, vire o lado do colchão periodicamente.

 

 

E o travesseiro? Este é um grande mistério para aqueles que sofrem com dores no pescoço. Embora existam travesseiros que prometem milagres, com espumas sofisticadas, nem sempre isto é conseguido, pois o conforto com o travesseiro durante o sono pode ser uma experiência bastante pessoal: às vezes o que é ideal para a maioria, não é o que proporciona conforto para o seu sono. E, então, como escolher? Procure um travesseiro de altura média e veja se, estando deitado de lado, você consegue acomodar sua cabeça de maneira que o pescoço não fique nem caído, nem forçado para cima. O pescoço deve ficar reto horizontalmente e isto é conseguido com um travesseiro de altura semelhante à altura deixada pelo ombro. Procure deitar a cabeça sobre o travesseiro, apoiando somente a cabeça (e não o rosto), para que o rosto fique livre. Veja se a posição ficou confortável e permite a você relaxar a região de ombros e pescoço. Travesseiros muito macios podem ser confortáveis no início da noite, mas afundam e deixam a cabeça numa posição incorreta. Travesseiros muito firmes podem garantir a posição, mas por longas horas podem se tornar desconfortáveis.

Agora que temos um bom colchão e um bom travesseiro, devemos fazer a nossa parte: deitar numa posição correta. A ideal é a posição de lado. Nela, conseguimos descansar o corpo e a região da coluna. Estando de lado, apóie a cabeça conforme descrevemos acima e não coloque a mão abaixo do rosto ou do travesseiro. Na falta de uma boa posição para os braços, use um travesseiro extra ou uma almofada para apoiá-los, descansando os ombros. Dobre um pouco as pernas: além desta posição ser confortável, ela ajuda a equilibrar o tronco. Vale a pena ressaltar que dormir oito horas somente de um lado também não é o ideal. Procure revezar!

Está "proibida" a posição de barriga para baixo! A coluna fica mal posicionada, a pessoa gira a cabeça para conseguir respirar e deixa todo o pescoço torcido. Muitas vezes os braços ficam dobrados, embaixo do corpo ou da cabeça, forçando os ombros e tornando mais crítica esta posição. Para as mulheres, este hábito pode ainda prejudicar os seios por haver uma compressão prolongada de uma região tão sensível.

Há quem goste da posição de barriga para cima e ela também é uma boa opção. Deste jeito, utilize um travesseiro baixo (ou nenhum) e um apoio abaixo dos joelhos (que pode ser um travesseiro), o que melhora ainda mais a posição da coluna.

Noite resolvida? Ainda não... O ambiente deve ser agradável para se conseguir um sono reparador. Procure meios de manter a temperatura amena e evite ruídos, até mesmo a música, já que mesmo dormindo estamos recebendo estas informações. Deixe o cérebro descansar! Apague as luzes. O cérebro interpreta o escuro como um momento propício para o sono. Não faça refeições pesadas antes de dormir, pois isto obriga a sua digestão a trabalhar muito. Procure atividades relaxantes antes de ir para cama: isto diminui o ritmo do corpo e favorece o sono. Tente dormir e acordar sempre em horários parecidos, mesmo quando não for dia de trabalho ou estudo. Assim, o corpo consegue organizar seu relógio biológico e se adequar à rotina.

Observe a sua posição de dormir e tente identificar possíveis erros. Se você faz algo diferente do que foi falado acima e acha que isto pode estar forçando o seu corpo, não se desespere! É sempre tempo de tentar mudar e melhorar. Esforce-se para fazer as mudanças necessárias e insista, pois uma nova posição de dormir não será bem aceita em apenas uma noite. Comece hoje esta mudança. O seu corpo agradece.

 

PÁGINA INICIAL
Conteúdo para Pacientes: Fisioterapia | DTM e Dor Orofacial | Outras Desordens e Doenças | Fisioterapia Orofacial | Fisioterapia em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial | Câmara Técnica de Fisioterapia Orofacial | Orientações para os Pacientes | Receitas
Textos: Dormir | Prevenção na Infância

Stumpf Branco Saúde - Av. Portugal, 390 - Valparaíso - Petrópolis-RJ - CEP: 25655-374
Tel./Fax: (24) 2242-2872 - Fale Conosco